Tecnologias assistivas | Descrição de Imagens

14. 03. 12
posted by: Super User
Tamanho da letra:

Em relação às tecnologias de informação e comunicação:

O laboratório disponibiliza sintetizadores de voz

• JAWSSoftware de leitura da tela do computador que atende a usuários cegos e surdos-cegos com o auxílio do Sistema Braille. Sua função é reconhecer os conteúdos na tela do computador e reproduzir em áudio as informações. Desse modo, o usuário conseguirá, com total autonomia, navegar pela internet, pelo ambiente Windows e até mesmo fazer programações de sistemas.
  • Now Visual Desktop Acess (NVDA) – O NVDA é um leitor de ecrã, livre e de código aberto para o sistema operativo Microsoft Windows. O feedback do programa é fornecido através de voz sintética e/ou Sistema Braille que permitem às pessoas com deficiência visual ter acesso ao computador que executa o Windows, sem custos adicionais.
  • DOSVOX – Programa que oferece ao usuário um ambiente de trabalho com tarefas semelhantes às oferecidas pelo ambiente Windows e seus aplicativos.

Programas ampliadores de telas, tais como:

• ZOOMTEXT – Considerado um dos melhores softwares de ampliação para Windows. Permite que as pessoas com problemas de visão vejam e/ou escutem tudo o que se passa no ecrã.

Descrição de Imagens:

O Setor LA desenvolve e oferece à comunidade acadêmica os seguintes serviços de informação acessível:  Digitalização de textos; Produção de materiais em formatos acessíveis;  Empréstimo de tecnologias assistivas;  Orientação bibliográfica e normalização de trabalhos; Orientação e mobilidade na UFRN; Visita guiada; ∙ Revisão Braille; Treinamento e capacitação; Repositório de Informação Acessível (RIA).

O principal serviço do LA é a produção de materiais em formatos acessíveis. Esse procedimento consiste em transformar o texto impresso em formato acessível: digital, fonte ampliada, Braille e mp3 de acordo com a solicitação e limitação do aluno.

Inicialmente os materiais: livros, capítulos de livros, artigos de revistas, slides e outros são enviados para o laboratório em formato impresso(livro ou xerox) e digital(via SIGAA ou e-mail) diretamente pelo aluno ou professores.

A produção de materiais em formatos acessíveis depende do processo de digitalização.  A digitalização é realizada quando os materiais chegam em formato  impresso(livro ou xerox). No caso das solicitações  estarem no formato digital, estes passam por uma verificação, se os mesmos são lidos pelos leitores de tela. Caso não estejam acessíveis na integra, eles passaram por um processo de correção.

Em seguida começa o processo de correção dos textos em programa especifico: ABBY FINE READER. Uma vez que na digitalização e transformação do documento, este perde caracteres, ou de formatação original. Durante esse processo de correção, ocorre a padronização dos textos conforme critérios elaborados pelo Laboratório: cabeçalho explicativo de local de produção e citação da lei de direitos autorais, data, tabulação, referencias (NBR 6023), citações, notas, descrição de imagem dentre outros.

A descrição de imagens é o recurso didático que auxilia os alunos com deficiência visual a vê com palavras, por meio deste os conteúdos imagéticos são apresentados como são vistos no texto. No LAB  a descrição de imagens não é um serviço especifico, mas parte do processo de produção de materiais acessíveis.

O setor possui banco  digital com pastas conforme a  NOTA TÉCNICA Nº 21 / 2012 / MEC / SECADI /DPEE (envio em anexo) : desenho, figura, fluxograma, gráficos, imagem, mapas, obras de arte, tiras e quadrinhos e tabelas e outros.

O LA recomenda aos professores  que realize a descrição dos textos, quando os mesmos possuir imagens, tabelas, gráficos e outros.  Pois, o docente tem a  competência para fazer a descrição especifica voltada a  contextualização da disciplina. A equipe do LA participa de qualificações e repassa aos bolsistas  as informações para que estejam habilitados a fazer a descrição quando necessário.   http://lacessibilidade.bczm.ufrn.br/

Serviços oferecidos

servicos

Conheça os principais serviços oferecidos pelo Laboratório de Acessibilidade.

Tecnologias Assistivas | Descrição

Em relação às tecnologias de informação e comunicação.

Acervo acessível

Logo RIA Circulo site

Acervo de textos digitalizados, adapatados pelo Laboratório.

horarios

Segunda a Sexta,